cozinheiro iniciante

5 truques de cozinha que todo chef novato precisa aprender!

Alguns cozinham por necessidade, outros por hobby. Há, ainda, os que pretendem exercer essa atividade profissionalmente. Independentemente da categoria em que você se enquadra, saber alguns truques de cozinha é essencial!

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, oferecemos algumas dicas de chef de cozinha imperdíveis que vão facilitar muito seu trabalho. Confira!

Truques de cozinha #1: como conservar frutas

A primeira das técnicas básicas de cozinha que apresentaremos tem como intuito evitar o desperdício das frutas. De fato, esses alimentos podem estragar facilmente, caso você não tome alguns cuidados. Veja a seguir!

Abacate

É muito comum que utilizemos apenas uma metade do abacate por vez. Nesse caso, a outra metade deve ser armazenada em um recipiente fechado, com a parte exposta virada para cima e junto com uma cebola cortada.

Isso porque a cebola é rica em dióxido de enxofre, substância essa que funciona como um conservante natural.

Bananas

As bananas costumam oxidar em apenas alguns dias depois de amadurecerem. Para retardar esse processo, o ideal é embalá-las com um filme plástico na parte superior, envolvendo também o talo.

Mamão

Assim que amadurece, o mamão deve ser imediatamente colocado na geladeira, do contrário criará fungos rapidamente. Cortá-lo em pedaços e armazená-los em um recipiente limpo e fechado pode ajudar a conservar o mamão por mais tempo.

Truques de cozinha #2: como preparar um arroz soltinho

O arroz é um item que compõe a culinária de vários países do mundo. Por isso, oferecemos um pequeno tutorial passo a passo para você preparar um arroz bem soltinho e saboroso. Acompanhe!

Passo 1

Lave o arroz para reduzir a sujeira. Ademais, fazer isso vai reduzir o amido, substância que contribui para que o arroz fique empapado.

Passo 2

Pique um alho em pedaços bem pequenos, utilizando uma faca, um garfo ou um espremedor de alho.

Passo 3

Coloque duas colheres de sopa de óleo em uma panela junto com o alho. Em seguida, adicione o arroz e refogue por cerca de 2 minutos.

Passo 4

Adicione água fervida à panela em fogo alto. Quando a água começar a borbulhar, baixe o fogo e deixe o arroz cozinhando na panela por cerca de 15 minutos. Tampe a panela apenas parcialmente.

Passo 5

Verifique se água evaporou por completo. Se sim, tampe a panela e aguarde cerca de 10 minutos.

preparar carne

Truques de cozinha #3: preparando um bom bife

Preparar um bife para o almoço pode não ser um grande mistério, mas fazê-lo ficar saboroso é algo que poucos sabem. Contudo, isso pode ser feito facilmente.

Você pode, por exemplo, amaciar a carne antes de levá-la ao fogo. Uma forma simples de fazer isso é marinar a carne em uma pequena porção de suco de laranja por cerca de 7 minutos, depois de temperá-la.

“Ademais, a fritura da carne deve ser feita com uma pequena quantidade de óleo e o bife deve ser constantemente virado para que não fique desidratado.”

Outra dica importante é selar bem o bife, para que ele não perca o sabor e continue suculento após o preparo.

Truques de cozinha #4: corrigindo a quantidade de sal em receitas

É muito comum que iniciantes na cozinha errem uma mão de sal, o que pode significar o desperdício do prato preparado.

No entanto, existem algumas formas de corrigir esse tipo de erro. Mostramos algumas delas a seguir.

Batata

Adicione uma batata descascada inteira à sua sopa ou arroz e retire-a depois de alguns minutos. Nesse caso, a batata servirá como esponja, sugando o excesso de sal.

Pão

O pão, especialmente quando amanhecido, pode ser bastante útil para absorver o excesso de sal no preparo de diversas receitas.

Limão

Algumas gotas de limão também podem salvar sua receita, além de propiciarem um gostinho a mais no resultado final.

Truques de cozinha #5: descasque tomates com facilidade

Para muitos descascar tomates é um trabalho para lá de ingrato. Contudo, há como fazer isso de maneira muito fácil. Veja!

  • Ferva água em uma panela;
  • Faça um corte superficial em “x” na base dos tomates;
  • Mergulhe-os de 20 a 30 segundos na panela com água fervente;
  • Retire os tomates da panela;
  • Mergulhe-os em outra panela com água gelada;
  • Puxe a casca do tomate no corte em “x’.

“Se você quiser descascar apenas um tomate, pode espetá-lo em uma faca ou garfo e levá-lo diretamente ao fogo. Em seguida, basta mergulhá-lo em água fria.”

truques de cozinha

Truques simples que podem fazer a diferença na hora de cozinhar!

Como você mesmo pôde concluir, não há nada de complexo nas dicas que oferecemos. Contudo, ao aplicá-las, você poderá evitar o desperdício e preparar alimentos muitos mais saborosos de maneira mais fácil.

Afora os truques de cozinha que mostramos aqui, há muitos outros. Quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de baixar nosso e-book!

E você, conhece mais dicas que podem facilitar a vida de qualquer pessoa na cozinha? Compartilhe com a gente!

Tags: Nenhuma tag

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *